Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Myrcia magnifolia (O.Berg) Kiaersk. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

É uma espécie endêmica do Estado do Rio de Janeiro, com registro apenas para Silva Jardim e o município de Rio de Janeiro. Apesar de ocorrer em uma região bastante estudada, a coleta mais recente foi há mais de 15 anos, o que evidencia sua raridade. Tem uma distribuição bastante restrita, com AOO de 8 km². Por ocorrer em uma região que sofreu e sofre grande pressão antrópica, suspeita-se que a população da espécie seja severamente fragmentada. Uma das localidades, a Reserva Biológica Poço das Antas, enfrentou o corte seletivo e a incidência de queimadas, ameaças que diminuem a qualidade do habitat. Dessa maneira, é considerada uma espécie "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Myrcia magnifolia (O.Berg) Kiaersk.;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Gomidesia magnifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​​Espécie descrita em Enum. Myrt. Bras. 107. 1893.

Distribuição

A espécie é endêmica do estado do Rio de Janeiro (Sobral et al. 2012).

Ecologia

Arvoreta ou árvore com até 18 m de altura (CNCFlora, 2011). Ocorre em Floresta Ombrófila Densa (Sobral et al., 2009) e em Restinga (CNCFlora, 2011).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A Floresta Atlântica da Reserva Biológica de Poço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro, encontra-se severamente alterada devido à ocorrência de incêndios. Na bacia do rio São João como um todo, onde a Reserva está inserida, a maior parte das florestas foi desmatada (Lima et al. 2006).

1.4.6 Dam
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Na Reserva Biológica de Poço das Antas, localizada no Estado do Rio de Janeiro, as Florestas Aluviais foram gravemente afetadas pela construção da represa de Juturnaíba, por obras de drenagem e pela retificação do leito dos rios (Lima et al. 2006).

1.3.3.2 Selective logging
Incidência local
Severidade high
Detalhes A floresta atlântica da Reserva Biológica de Poço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro, encontra-se severamente alterada devido ao corte seletivo de madeira. Na bacia do rio São João como um todo, onde a Reserva está inserida, a maior parte das florestas foi desmatada (Lima et al. 2006).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Reserva Biológica de Poço das Antas (CNCFlora, 2011).

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é categorizada como "Em Perigo", segundo a Lista Vermelha da IUCN (2010).

Referências

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- LIMA, H.C.; PESSOA, S.V.A.; GUEDE-BRUNI, R.R.; MORAES, L.F.D.; GRANZOTTO, S.V.; IWAMOTO, S.; CIERO,. Caracterização fisionômico-florística e mapeamento da vegetação da Reserva Biológica de Poço das Antas, Silva Jardim, Rio de Janeiro, Brasil, Rodriguésia, v.57, p.369-389, 2006.

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- PIZO, M. The seed-dispersers and fruit syndromes of Myrtaceae in the Brazilian Atlantic forest. In: LEVEY, D.J.; SILVA, W.R.; GALETTI, M. Seed dispersal and frugivory: ecology, evolution and conservation. Wallingford: CABI Publishing, p.129-143, 2002.

- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA., R.C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; COSTA, D.P.; KAMINO, L.H.Y. Plantas da Floresta Atlântica. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.352-366, 2009.

Como citar

CNCFlora. Myrcia magnifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Myrcia magnifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/05/2012 - 16:24:08